yazilimweb tasarim

Psicoterapia

Sou a Ana Rebelo, licenciada em Psicologia Social e Organizacional, com Pg em Psicoterapias Sistémicas. É na qualidade de psicoterapeuta que me disponibilizo para preencher esta valência disponível na Fábrica de Alternativas, aos seus associados.

E o que vem a ser isto das Psicoterapias Sistémicas? Simplificando, não é mais do que perceber os vários ‘sistemas’ onde nos inserimos, seja no seio familiar, laboral, académico ou no grupo de amigos, por exemplo. Cada um destes ambientes/ sistemas em que vamos vivendo têm ligações, quer queiramos, quer não, e, por vezes, certos problemas ou tensões que vivenciamos num deles é, na maior parte das vezes, transportado para outro ambiente. Por exemplo, se temos um determinado problema no seio familiar, na maior parte das vezes levamo-lo connosco para o meio laboral, ou seja, esse problema pode gerar outros problemas nos outros ‘sistemas’ onde vivemos.

Não raras vezes, somos confrontados com a expressão «Os problemas de casa, ficam em casa. Não se trazem para o local de trabalho.» Nada mais injusto. Nós somos apenas UMA pessoa e não conseguimos deixar à porta do local de trabalho aquela parte de nós que tem determinado problema em casa e levar a outra parte para o desempenho da profissão. Por mais que tentemos dar o nosso melhor aos olhos dos outros, este processo pode ser, e muitas vezes é, responsável por sentimentos de ansiedade e, em casos mais extremos, pelo desenvolvimento de depressões.

É nestes, e noutros, casos que a psicoterapia pode ajudar a dissolver algum mal-estar na nossa vida, baixa auto-estima, por exemplo, e prevenir estados mais graves como os que referi acima.

Deixo agora um alerta, ou conselho: pedir ajuda é um acto de coragem e não um sintoma de fraqueza. Creio que disse tudo!