yazilimweb tasarim
5MAR2016 - Sabes o que é o Fracking? Um perigo ambiental

5MAR2016 – Sabes o que é o Fracking? Um perigo ambiental

A ameaça do Fracking
Sábado 5 Março às 18H30

O que é o fracking ?

Para libertar o gás metano que está no subsolo, fratura-se a rocha de xisto com milhões de litros de água, areia e uma mistura de 600 produtos químicos cancerígenos em alta pressão. Mais de 65% do que é injetado permanece no subsolo e contamina o lençol freático e aquíferos, como já esta comprovado por outros estudos. O restante volta para a superfície e contamina a água, o solo e o ar.

Nos Estados Unidos, o campeão do fracking, o gás não convencional passou de 16% para 35% da produção de energia em 15 anos. Além dos danos na saúde como cancro e doenças cardíacas, o fracking já está a ser responsabilizado por terremotos.

“Além de todos estes efeitos, as mudanças climáticas também são intensificadas pelo fracking, pois o metano é um gás de efeito de estufa 86 vezes mais prejudicial que o CO²”

Estudos recentes lançados nos Estados Unidos comprovam que a saúde das pessoas e animais que vivem próximos aos poços onde acontece a exploração de gás de xisto por fratura hidráulica, conhecido como Fracking, está em perigo.

Investigações epidemiológicas conduzidas pelo Professor Brian Scwartz, da Universidade Johns Hopkins em Baltimore, comprovaram de forma definitiva que viver perto de fracking aumenta as gestações de alto risco, provocando uma assustadora taxa de nascimentos prematuros e elevando ainda mais o índice de mortalidade infantil nos Estados Unidos.

Já o estudo da Universidade do Missouri organizado por Susan Nagel, testou em ratos produtos químicos utilizados no fracking e registou a baixa contagem de espermatozoides em animais que foram expostos antes do nascimento.



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *