yazilimweb tasarim

A Abertura no Xadrez (Parte 3)

Aberturas e Defesas Populares

Lembram-se que eu escrevi na Parte 1 destes textos sobre Xadrez que, “para um jogador que se inicia no xadrez a enorme quantia de teoria de aberturas é intimidadora e chega a ser paralisante”. Pois agora é uma altura de o demonstrar com este pequenino resumo, mas não se assustem que depois tentarei aliviar a coisa.

As aberturas podem ser classificadas em vários tipos:

aberturas do peão do rei ou “abertas” – 1.e4
aberturas do peão da dama ou “fechadas” – 1.d4
aberturas irregulares

As aberturas do peão do rei podem ser classificadas conforme a resposta das pretas:

As pretas respondem com 1…e5: Abertura do Centro, Abertura Escocesa, Giuoco Pianoou Italiana, Ruy López ou Espanhola, Abertura dos Dois Cavalos, Ataque Max Lange, Abertura dos quatro cavalos, Abertura dos Três cavalos, Defesa Philidor, Defesa Petroff, Contragambito Greco, Contragambito do Peão da Dama, Abertura Ponziani, Abertura do Bispo, Abertura Vienense, Gambito do Rei, Gambito Nórdico, Gambito Escocês, e Gambito Evans

As pretas não respondem com 1…e5: Defesa Francesa, Defesa Caro-Kann, Defesa Sicilianae Defesa Alekhine

Normalmente o jogador que começa a partida com “1.d4” terá de decidir se jogará o Gambito da Dama ou não. Desta forma as aberturas do peão da Dama são classificadas da seguinte forma:

Gambito da Dama Aceito
Gambito da Dama Recusado
Aberturas sem Gambito da Dama

Isto ´mostra a complexidade que representa estudar as aberturas em xadrez. Para um primeiro movimento de um peão por parte das brancas e perante a resposta das pretas as inumeras possibilidades que se abrem. Estudar aberturas em profundidade é estudar cada uma delas, todas as respostas possiveis a cada resposta e muitas das vezes para várias jogadas. Claro que não vamos fazer isto aqui nestes pequenos artigos mas vamos olhar para as mais comuns e, parece-me as mais importantes.

Aberturas do peão do rei ou “abertas” – 1.e4

Normalmente esta abertura tem como melhor resposta das pretas 1.e5 a que as brancas respondem com a saída do cavalo para 2.Cf3 (atacando o peão e5) e as pretas com 2.Cc6 protegendo-o. Podem procurar em livros outras variantes mas esta é consensualmente a melhor resposta.

1. e4, e5
2. Cf3, Cc6

É no terceiro lance que vamos começar a olhar para algumas variantes nas próximas partes deste pequeno manual. Na parte 4 veremos a Abertura Italiana

(continua)

Adaptado de https://pt.wikibooks.org



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *