yazilimweb tasarim
Ciclo Cinema - Janeiro 2014 - Lixo

Ciclo Cinema – Janeiro 2014 – Lixo

9 Janeiro 2014


LES GLANEURS ET LA GLANEUSE
Os respigadores e a respigadora
Agnès Varda
França, 2000

Este filme é um olhar sobre a persistência dos respigadores na sociedade contemporânea, aqueles que vivem da recuperação de coisas (detritos, sobras) que os outros não querem ou deixam para trás. A respigadora é Agnès Varda que, experimentando pela primeira vez uma pequena câmara digital, quer assumir-se como uma recuperadora das imagens que os outros não querem ver nem fazer, e que portanto deixam para trás.

IRISH FOLK FURNITURE
Tony Donoghue
Irlanda, 2013

Na Irlanda rural, móveis velhos pintados à mão são frequentemente associados a tempos difíceis, tempos de pobreza, tempos que muitos prefeririam esquecer. Na realização deste filme, 16 peças de mobiliário popular, abandonado, foram restauradas e reutilizadas no uso diário

16 Janeiro 2014

“COMPRAR, DEITAR FORA, COMPRAR”
de Cosima Dannoritzer (Espanha, 2011).

Baterias que “morrem”após 18 meses de serem estreadas, impressoras que bloqueiam ao fim de um número determinado de impressões, lâmpadas que se fundem às mil horas… Porquê é que, apesar dos avanços tecnológicos, os produtos de consumo duram cada vez menos? Este documentário fornece provas documentais de uma prática empresarial corrente que envolve a redução deliberada da vida útil dos produtos para aumentar o consumo, e mostra as graves consequências ambientais desta prática. Também apresenta vários exemplos de resistência entre os consumidores e recolhe a análise e a opinião de economistas, designers e intelectuais que propõem formas alternativas para salvar o meio ambiente e a economia.

23 Janeiro 2014

O HOMEM SEM IMPACTO
No Impact Man
Laura Gabbert e Justin Schein
EUA, 2009

Documentário que retrata o dia-a-dia de uma família residente em Nova Iorque que durante um ano, entre 2006 e 2007, mudou radicalmente o seu estilo de vida para minimizar o seu impacto ambiental. Colin Beaven e a mulher não desciam de elevador os 19 andares do prédio onde moravam, não consumiam comidas produzidas a mais de 400 km de distância de casa, não compravam água engarrafada. Exemplos de outras medidas às quais tiveram que se acostumar foram não ter televisão, ar condicionado ou máquina de lavar louça dentro do apartamento, nem usar detergente para a roupa ou pasta de dentes. Após um ano, a rotina da família Beavan deixou de ser tão radicalmente sustentável, mas alguns hábitos conscientes foram adquiridos.

30 Janeiro 2014

LIXO EXTRAORDINÁRIO
Lucy Walker
Brasil, Reino Unido, 2010

Este documentário retrata o trabalho do artista brasileiro Vik Muniz com um grupo de pessoas que trabalham numa lixeira. No Jardim Gramacho, a maior lixeira do mundo da altura, localizada no Rio de Janeiro, Muniz conhece os catadores do lixo, homens e mulheres que separam o lixo que se pode reciclar e são eles os protagonistas deste seu trabalho.



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *