yazilimweb tasarim

DEZ2014 – Ciclo de Cinema “COMIDA”

A comida vai marcar o ciclo de cinema de Dezembro, mês de muitas festas e confraternizações. Foram seleccionados os seguintes filmes: ?A Festa de Babette?, a 4 de Dezembro, ?A lancheira?, a 11 de Dezembro, ?Delicatessen?, a 18 de Dezembro e ?Vatel-Um banquete para o rei?, a 25 de Dezembro.

4 Dezembro 2014


A festa de Babette / Babettes gæstebud
Gabriel Axel
Dinamarca, 1987
Drama 1h42m

Em 1871, em noite de tempestade, Babette chega a um vilarejo na Noruega, fugindo da França durante a repressão à Comuna de Paris. Ela emprega-se como criada e cozinheira na casa de duas solteironas, filhas de um rigoroso pastor. Ali ela vive durante doze anos, até que um dia ganha uma fortuna na lotaria e, ao invés de voltar a França, ela pede permissão para preparar um jantar em comemoração do centésimo aniversário do pastor. A princípio, os convidados ficam assustados, temendo ferir alguma lei divina por aceitarem um jantar francês, mas acabam por comparecer e deliciarem-se com a festa de Babette.

11 Dezembro 2014
A lancheira / Dabba


Ritesh Batra
Índia, França, Alemanha|, 2013
Drama, Romance 1h44m

Um dos milagres de Bombaim é o fenómeno da entrega de lancheiras. Os Dabawallahs de Bombaim são uma comunidade de cinco mil entregadores de dabba (lancheiras). É uma profissão hereditária. Todas as manhãs os Dabawallahs entregam nos escritórios as refeições quentes vindas das cozinhas das casas dos seus empregados, que regressam depois à tarde com as lancheiras vazias. Dese há 120 anos, eles têm dado aos homens de Bombaim um gostinho de casa no escritório. Andam pelos comboios sobrelotados e ruas caóticas, que por vezes têm apenas uma alcunha ou até mais do que um nome. Os Dabawallahs são analfabetos e usam um complexo sistema de código de cores e símbolos para entregar as lancheiras no labirinto de Bombaim. A Universidade de Harvard analisou o seu sistema de entrega e concluiu que apenas 1 em 4 milhões de lancheiras é entregue na morada errada.

18 Dezembro 2014
Delicatessen

Jean-Pierre Jeunet e Marc Caro
França, 1991
Comédia 1h39

Trata-se de uma comédia de humor negro a qual retrata um futuro onde a comida é tão escassa que acaba sendo usada como moeda de troca. O enredo do filme concentra-se num prédio em que o proprietário assassina os inquilinos para que possa vender a sua carne e garantir assim a sobrevivência.

25 Dezembro 2014
Vatel – Um banquete para o rei / Vatel
Roland Joffé
França / Reino Unido / Bélgica, 2000
Drama 1h43m

O ano é 1671 e o rei Luís XIV vive em Versailles. No norte da França, o Príncipe de Condé, enterrado em dívidas, planeia uma solução para fazer com que não só ele mas toda a província fique livre das dívidas. Ele decide convidar o rei para passar um final de semana recheado de iguarias e entretenimento. Se o Príncipe conseguir cair nas graças do rei, toda a região será salva do desastre económico. Porém, apenas um homem poderá preparar um banquete sumptuoso e ainda cuidar da diversão real, François Vatel, o mordomo do Príncipe. Mas a meio de todo o trabalho resultante da preparação para a visita real, Vatel apaixona-se pela bela Anne de Montausier, o que atrapalha os planos do Príncipe de Condé.



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *