yazilimweb tasarim
JAN2016 - Ciclo Cinema Pintores

JAN2016 – Ciclo Cinema Pintores

 

Como sabem, o último ciclo de cinema no antigo espaço da Fábrica de Alternativas foi interrompido. Chegou agora o momento de o concluir no novo espaço da Fábrica. O ciclo tinha como objectivo apresentar filmes que retractam pintores famosos. Já tinha sido exibida a obra cinematográfica dedicada a Jean-Michel Basquiat no dia 7 de maio de 2015. Vamos agora continuar o ciclo com Jackson Pollock a 7 de Janeiro. Quinta, 7 de Janeiro

Pollock
De Ed Harris
EUA, 2001
Drama, 1h57m

Em Agosto de 1949, a revista Life publicou na sua capa uma manchete dizendo, Jackson Pollock: Será ele o maior artista vivo dos Estados Unidos? Já conhecido no mundo da arte de Nova Iorque, Pollock passava agora a ser conhecido nacionalmente como a primeira celebridade americana no mundo das artes plásticas e o seu estilo corajoso e radical de pintura ditava os rumos da arte moderna. Mas os tormentos que atingiam Pollock em toda a sua vida e que o ajudaram no início de carreira a criar a sua arte original começaram a afligi-lo cada vez mais. Lutando contra si mesmo, Pollock entrou então numa espiral decadente que fez com que destruísse o seu casamento, a sua promissora carreira e a sua própria vida. Ed Harris, o realizador, é também o actor que interpreta Pollock, tendo trabalhado durante 10 anos para desempenhar este papel.

 

14 de Janeiro 2016

Rapariga com Brinco de Pérola
de Peter Webber
Reuni Unido / Luxemburgo 2003 – 95 minutos

Colin Firth … Johannes Vermeer
Scarlett Johansson … Griet
Tom Wilkinson … Pieter Van Ruijven
Cillian Murphy … Pieter
Judy Parfitt … Maria Thins
Essie Davis … Catharina Bolnes Vermeer
Joanna Scanlan … Tanneke
Alakina Mann … Cornelia Vermeer
Chris McHallem … pai de Griet
Gabrielle Reidy … mãe de Griet
Rollo Weeks … Frans
Anna Popplewell … Maertge

Oscar 2004 (EUA)
Indicado nas categorias de Melhor Direção de Arte, Melhor Fotografia e Melhor Figurino.

BAFTA 2004 (Reino Unido)
Indicado ao Prêmio Alexander Korda de Melhor Filme Britânico, Anthony Asquith para Trilha Sonora e Carl Foreman para Estreante Mais Promissor (Peter Webber).
Indicado nas categorias de Melhor Fotografia, Melhor Figurino, Melhor Maquiagem, Melhor Atuação de Atriz em Papel Principal (Scarlett Johansson), Melhor Atuação de Atriz Coadjuvante (Judy Parfitt), Melhor Desenho de Produção e Melhor Roteiro Adaptado.
Prêmio David di Donatello 2004 (Itália)
Indicado na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.
Globo de Ouro 2004 (EUA)
Indicado na categoria de Melhor Trilha Sonora Original e Melhor Atuação de Atriz de Cinema – Drama (Scarlett Johansson).
Prêmio Goya 2005 (Espanha)
Indicado na categoria de Melhor Filme Europeu.
Festival Internacional de Cinema de San Sebastian 2003 (Espanha)
Venceu na categoria de melhor Fotografia.
Recebeu o prêmio C.I.C.A.E.
Indicado ao troféu Concha de Ouro.
Satellite Awards 2004 (EUA)
Indicado na categoria de Melhor Fotografia.

 

21 Janeiro 2016

O pintor em destaque no próximo filme do ciclo de cinema dedicado aos pintores é Auguste Renoir.

Renoir
de Gilles Bourdos
França, 2012
Drama, 1h51m

Este filme retrata uma parte da vida do pintor impressionista Auguste Renoir. Atormentado pela morte da esposa e pela distância do filho Jean Renoir (Vincent Rottiers), que luta na 1ª Guerra Mundial, o artista encontra Andrée (Christa Theret), mulher que se torna sua musa e traz novas perspectivas ao pintor.

28 Janeiro 2016

Klimt
De Raúl Ruiz
Reino Unido/Áustria/Alemanha/França, 2006
Drama, 1h37m

Paris, 1900. Gustav Klimt (John Malkovich) é homenageado na Exposição Universal enquanto em Viena é condenado como provocador. Vive a vida como a pinta, os seus modelos são as suas musas. Klimt está à frente do seu tempo. As suas relações apaixonadas com as mulheres e a busca eterna da perfeição e do amor reflectem-se em todas as suas obras. O filme é um retrato do artista austríaco cujas pinturas sensuais marcaram o estilo arte nova do final do século XIX e início do século XX.



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *