yazilimweb tasarim

JUL e SET 2014 – Ciclo Cinema Musicais

3 Julho 2014

Across the Universe
Julie Taymo
EUA 2007

Durante o mês de Julho vai haver muita música nos filmes da Fábrica de Alternativas com um ciclo de cinema dedicado aos musicais.
O primeiro é já dia 3 com o filme Across the Universe (Através do universo ou em todo universo) é uma produção americana de 2007 dirigida por Julie Taymor. O filme retrata os anos 1960, com suas lutas, guerras e paixões, ambientando toda uma época através da obra dos Beatles. O elenco tem jovens talentos que interpretam e cantam, como o do inglês Jim Sturgess, a americana Evan Rachel Wood e o também inglês Joe Anderson. O filme também conta com algumas participações especiais de Bono do U2, Joe Cocker e Salma Hayek.

O filme começa em Liverpool, de onde o inglês Jude (Jim Sturgess) decide partir para os EUA em busca de seu pai. Lá ele conhece Max (Joe Anderson), um estudante rebelde. Torna-se seu amigo e se apaixona pela irmã de Max, Lucy (Evan Rachel Wood). Esta por sua vez, acaba envolvendo com emergentes movimentos de contra-cultura, da psicodelia aos protestos contra a Guerra do Vietnã. Em meio às turbulências da época, Jude e Lucy vão passar por situações que colocam sua paixão em choque.

 

10 Julho 2014

Moulin Rouge

Moulin Rouge! é um filme australiano e Norte-Americano de 2001, do gênero romance musical, dirigido por Baz Luhrmann.
Ewan McGregor
Nicole Kidmane
John Leguizamo
Jim Broadbent
Richard Roxburgh
Jacek Koman
Kylie Minogue
Caroline O’Connor
O enredo do filme é essencialmente inspirado em três óperas/operetas: La bohème de Giacomo Puccini, La traviata de Giuseppe Verdi, e Orphée aux enfers de Jacques Offenbach (esta inspirada no mito grego antigo de Orfeu e Eurídice).
Christian (Ewan McGregor) é um jovem escritor que possui um dom para a poesia e que enfrenta seu pai para poder se mudar para o bairro boêmio de Montmartre, em Paris. Lá ele recebe o apoio de Henri de Toulouse-Latrec (John Leguizamo), que o ajuda a participar da vida social e cultural do local, que gira em torno do Moulin Rouge, uma boate que possui um mundo próprio de sexo, drogas, adrenalina e Can-Can. Ao visitar o local, Christian logo se apaixona por Satine (Nicole Kidman), a mais bela cortesã de Paris e estrela maior do Moulin Rouge.

Principais prêmios e nomeações
– Oscar 2002 (EUA)
Venceu nas categorias de melhor direção de arte e melhor figurino.
Indicado nas categorias de melhor atriz (Nicole Kidman), melhor fotografia, melhor edição, melhor maquiagem, melhor filme e melhor som.
– BAFTA 2002 (Reino Unido)
Venceu nas categorias de melhor som e melhor ator coadjuvante (Jim Broadbent).
Indicado nas categorias de melhor fotografia, melhor figurino, melhores efeitos visuais, melhor edição, melhor filme, melhor maquiagem, melhor desenho de produção, melhor roteiro original e melhor diretor.
– Festival de Cannes 2001 (França)
Indicado à Palma de Ouro.
– Grande Prêmio BR do Cinema Brasileiro 2002 (Brasil)
Indicado na categoria de melhor filme estrangeiro.
– Prêmio César 2002 (França)
Indicado na categoria de melhor filme estrangeiro.
– Globo de Ouro 2002 (EUA)
Venceu nas categorias de melhor filme – musical / comédia, melhor trilha sonora original – cinema e melhor atriz em cinema – comédia/musical (Nicole Kidman).
Indicado nas categorias de melhor diretor – cinema (Baz Luhrmann), melhor canção original – cinema (Come What May) e melhor ator em cinema – comédia/musical (Ewan McGregor).

Curiosidades
• As filmagens de Moulin Rouge! tiveram que ser interrompidas por duas semanas, devido a uma fratura de costela sofrida pela atriz Nicole Kidman, após rodar uma cena de dança do filme.
• Após a recuperação de Kidman, ela ainda sofreu outro problema físico durante as filmagens: ao realizar uma cena de dança, escorregou e caiu de joelhos, rompendo o menisco, o que a obrigou a tomar analgésicos até o término das filmagens de Moulin Rouge!.
• Foram necessários quase dois anos para o término das filmagens de Moulin Rouge!.
• Moulin Rouge foi o primeiro musical em 23 anos a ser indicado para o Oscar de melhor filme. A última indicação nesta categoria que o gênero recebera foi em 1979, com O Show Deve Continuar. Curiosamente, a canção The Show Must Go On (O show deve continuar) da banda inglesa Queen é utilizada no filme Moulin Rouge!.
• O filme ocupa a 25ª colocação na Lista dos 25 Maiores Musicais Americanos de todos os tempos, idealizada pelo American Film Institute (AFI) e divulgada em 2006.
• A canção Come What May está em 85º lugar no ranking da AFI’s 100 Years… 100 Songs.
• O personagem Toulouse-Lautrec (John Leguizamo) é na verdade um pintor; há muitas pinturas no Moulin Rouge pintadas por ele.
• Há outro filme com mesmo nome, Moulin Rouge, de 1952, dirigido por John Huston.
• O clipe da canção Mr. Brightside, da banda The Killers, foi inspirado em Moulin Rouge.

Banda sonora
1. Nature Boy – David Bowie
2. Lady Marmalade – Lil Kim / Christina Aguilera / Pink / Mya
3. Because We Can – Fatboy Slim
4. Sparkling Diamonds – Nicole Kidman / Jim Broadbent / Caroline O’Connor/ Natalie Mendonza / Lara Mulcahy
5. Rhythm of the Night – Valeria
6. Your Song – Ewan McGregor / Alessandro Safina
7. Children of the Revolution – Gavin Friday / Bono / Maurice Seezer
8. One Day I’ll Fly Away – Nicole Kidman
9. Diamonds Dogs – Beck
10. Elephant Love Medley – Ewan McGregor / Nicole Kidman / Jamie Allen / Plácido Domingo
11. Come What May – Ewan McGregor / Nicole Kidman
12. El tango de Roxanne – Ewan Mcgregor / Jose Feliciano / Jacek Koman
13. Complainte de la butte – Rufus Wainwright
14. Hindi Sad Diamonds – John Leguizamo / Nicole Kidman / Alika Yagnik
15. Nature Boy – Massive Attack / David Bowie
16. Your Song (instrumental – da cena Rehearsal Montage)- Craig Armstrong
17. Sparkling Diamonds (versão original do filme) – Nicole Kidman / Jim Broadbent / Caroline O’ Connor / Natalie Mendonza / Lara Mulcahy
18. One Day I`ll Fly Away (Tony Phillips Remix) – Nicole Kidman
19. The Pitch (Spectacular Spectacular) (versão original do filme) – Ewan Mcgregor / John Leguizamo / Nicole Kidman / Jim Broadbent / Richard Roxburgh / Jacek Koman / Garry Macdonald / Matthew Whittet
20. Come What May (versão original do filme) – Ewan Mcgregor / Nicole Kidman
21. Like a Virgin (versão original do filme) – Madonna / Jim Broadbent / Richard Roxburgh / Anthony Weigh
22. Meet Me in the Red Room (versão original do filme) – Amiel
23. Your Song (instrumental – da cena Depois da Tempestade) – vários
24. The Show Must Go On (versão original do filme)- Nicole Kidman / Jim Broadbent / Anthony Weigh
25. Ascension / Nature Boy (da cena da Morte e Ascensão) – Ewan Mcgregor
26. Bolero (versão original do filme) – Simon Standage
27. Pride (In The Name Of Love) – U2
28. Material Girl – Madonna
29. Don’t Leave Me This Way – Thelma Houston
29. I Was Made for Lovin’ You (Trecho da canção) – Paul Stanley/ Vincent Poncia/ Desmond Child.

 

17 Julho 2014

Sweeney Todd – O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet
Sweeney Todd: The Demon Barber of Fleet Street
Tim Burton EUA, 2007 1h56

A adaptação para o cinema do musical de Stephen Sondheim, que por sua vez reescreve livremente a lenda vitoriana do barbeiro assassino, coloca Johnny Depp no papel de Benjamin Barker, barbeiro que, depois de ser injustamente expulso de Londres e ver a esposa e a filha caírem em desgraça, regressa para consumar a sua vingança adoptando o pseudónimo de Sweeney Todd. Ao lado da cozinheira Mrs. Lovett (Helena Bonham Carter), o vingador usa a cadeira do barbeiro para assassinar os seus clientes, enquanto ela usa os restos mortais para fazer tortas que são a sensação de Londres.

9 Outubro 2016

The Rose
A Rosa – (EUA) 1979 – 125 min

Agora que conseguimos adquirir um novo projetor para substituir aquele que os amigos do alheio nos tinham feito desaparecer, a Fábrica de Alternativas volta a dedicar as quintas feiras ao Cinema.
Para esta semana, e por não estar ainda organizado nenhum ciclo, foi escolhido o Filme “The Rose” que é uma tentativa não oficial de retratar a vida da grande Janis Joplin. (a sua família não autorizou que fosse considerado a sua biografia) .

Cantora pop (Bette Midler) sucumbe às pressões das diversas apresentações e se torna viciada em drogas e na bebida. Dyer (Frederic Forrest), sua paixão que também é seu motorista, tenta salvá-la da auto-destruição, mas enquanto isto Rudge (Alan Bates), seu empresário inglês, é no final da contas o principal culpado por não previni-la da inevitável decadência que sua carreira sofreria se vivesse no esquema do “sexo, drogas e rock’n roll”. A história reflete os cantores populares que caíram vítimas do excesso de sucesso.

Realização Mark Rydell
com:
Bette Midler como Mary Rose Foster (The Rose)
Alan Bates como Rudge Campbell
Frederic Forrest como Houston Dyer
Harry Dean Stanton como Billy Ray
Barry Primus como Dennis
David Keith como Pfc. Mal
Sandra McCabe como Sarah Willingham
Will Hare como Mr. Leonard
James Keane como Sam
Doris Roberts como Mrs. Foster
Danny Weis como Danny, líder da banda e guitarrista do “The Rose Band”

 

16 Outubro 2016

Round Midnight
(França e EUA) 1986
Realização – Bertrand Tavernier

Travernier tem a característica de se renovar sempre. Para este filme inspirou-se na vida do crítico de jazz Francis Paudras e no seu amigo Bud Powell. Uma mistura puramente impressionista de ficção e realidade, sem intriga, sobre a vida de músicos negros que vivem em Paris e Nova Iorque.

Foi uma obra que surpreendeu principalmente por reunir um elenco formado por músicos. Isso proporcionou performances memoráveis gravadas com áudio “em direto”, em um cenário especialmente criado para a excelência em captação de áudio.

Com total liberdade de estrutura e um estranho controle sobre o elemento tempo no filme, a arte da mudança em uma cena e a criação de imagens fantásticas foi bem compreendida. As personagens falam através do jazz.

com:
Dexter Gordon
François Cluzet
Gabrielle Haker
Sandra Reaves-Phillips
Lonette McKee
Christine Pascal
Herbie Hancock
Bobby Hutcherson
Pierre Trabaud
Frédérique Meininger
Liliane Rovere
Hart Leroy Bibbs
Arthur French
Ron Carter
Phillipe Noiret

Óscar de Melhor Banda Sonora em 1986 e indicado ao Oscar de Melhor Ator (Dexter Gordon)
Indicado ao Globo de Ouro nas categorias Melhor Ator em Drama (Dexter Gordon) e Banda Sonora (Herbie Hancock).
Indicado ao BAFTA nas categorias Melhor Ator (Dexter Gordon) e Banda Sonora

23 Outubro 2014

One From the Heart / Do Fundo do Coração
Género Romance musical
Realizador Francis Ford Coppola
Actores Harry Dean Stanton, Carmine Coppola, Raul Julia, Nastassja Kinski, Teri Garr, Frederic Forrest
Compositores Tom Waits, Teddy Edwards
Duração 95 minutos
Ano 1982

Com um visual de cortar a respiração, cenários inacreditavelmente belos, a assombrosa fotografia de Vittorio Storaro (Apocalypse Now, O Último Imperador) e acompanhado pela maravilhosa música nomeada para os Óscares do inimitável Tom Waits, esta brilhante explosão de cor, som e inovação é uma verdadeira festa para os sentidos, destinada a todos os amantes do bom cinema.



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *