yazilimweb tasarim
23SET2017 - Kobane - Experiências de autogestão territorial e urbana

23SET2017 – Kobane – Experiências de autogestão territorial e urbana

Experiências de autogestão territorial e urbana

Estamos tão condicionados a pensar a política e em particular a política municipal ou autárquica como um assunto dependente de instâncias ditas de representação, que nos esquecemos de ver para além desse paradigma da política eleitoralista. No entanto, polis é a raiz da palavra política: deveríamos retomar os nossos cursos sobre a Grécia antiga para compreender a essência do poder do Demos (=Povo)? Não digo que este questionar do passado, remoto ou mais próximo, não seja fonte importante de sabedoria e de inspiração. Porém, preferi dialogar fraternalmente em torno de alguns «pontos de informação» sobre o presente, sobre experiências vivas, que podemos conhecer diretamente ou, pelo menos, pelos relatos de pessoas participando nestas construções.

Assim, o primeiro ponto de informação (previsto para dia 23 de
Setembro)
– KOBANE E A CONSTRUÇÃO DE UMA ENTIDADE AUTÓNOMA EM PARALELO COM UM COMBATE PELA LIBERTAÇÃO DO JUGO OPRESSIVO DO ESTADO ISLÂMICO.

O segundo ponto será (data a determinar, em Outubro)
– OS CARACOLES, UMA EXPERIÊNCIA COM MUITOS ANOS E DE QUE SE FALA POUCO EM PORTUGAL, A CONSTRUÇÃO E COMUNIDADES AUTÓNOMAS ZAPATISTAS EM OACHACA (MÉXICO), HAVENDO A CONSTRUÇÃO DE MUNICÍPIOS AUTÓNOMOS, AUTOGERIDOS

O terceiro ponto (em Novembro)
– A ALDEIA DE MARINALEDA, NO SUL DE ESPANHA, ONDE UMA COMUNIDADE AUTOGESTIONADA DESENVOLVE JUNTAMENTE COM O SINDICATO DE OPERÁRIOS DO CAMPO (ANDALUZIA) UMA EXPERIÊNCIA COMUNITÁRIA COM A QUAL PODEMOS APRENDER MUITO… E QUE PODEMOS VISITAR.

O quarto (em Dezembro)
– EM TORNO DE EXPERIÊNCIAS PORTUGUESAS: ALDEIA DA AMOREIRA,
NO BAIXO ALENTEJO E OUTRAS, EM VÁRIOS PONTOS DO PAÍS, QUE SE POSSAM ALCANÇAR. PROCURAREMOS A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE TAMERA (ODEMIRA),

Às 20H30 haverá jantar vegetariano
Resevas para o mail fabrica.de.alternativas@gmail.com



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *