Loading Map....

Data / Hora
Date(s) - 21/11/2021
11:00 - 12:00

0

Localização
Fábrica De Alternativas

Categorias


Aberto a todos e para todas as idades, iniciação ao Jogo do Xadrez. Regras básicas e os primeiros passos, estratégias e aberturas.

Gratuito e aberto a todos com mais de 6 anos.

Xadrez é jogado todos os dias por todo o mundo e faz com que pessoas de culturas e experiências diferentes se juntem.

– O xadrez tem o poder de unir as pessoas.
O xadrez é um dos jogos mais antigos do mundo datando de mais de 1500 anos. O jogo de xadrez evoluiu à medida que se espalhou em volta do globo para o jogo que nós jogamos hoje em dia. Como resultado, este percurso tem unido pessoas de culturas, idades, e experiências diferentes através de uma ligação e paixão comuns pelo jogo.

– Xadrez ensina-te como vencer e perder.
É claro que todos gostam de vencer, mas é igualmente importante aprender como aceitar a derrota. Como vai o dizer—por vezes tu dás a lição, e por vezes recebes a lição! Mais importante, tenta aprender com essas derrotas e volta como um(a) jogador(a) melhor. Tal como na vida, nós precisamos de nos erguer de novo quando confrontados com fracasso e regressar mais fortes e sensatos. Vencer graciosamente é um característica de carácter importante que o xadrez pode ensinar a uma pessoa.

– Xadrez ajuda as crianças a entender as consequências das suas acções.
A explosão presente de xadrez escolar em volta do mundo tem vindo a aumentar constantemente ao longo da última década. Mais importante do que estas crianças se tornarem em excelentes jogadores de xadrez é que o xadrez ensina as crianças a partir duma tenra idade que as suas escolhas têm consequências ambas boas e más. Calcular bem os teus lances e tentar jogar o lance melhor que podes é recompensador, enquanto que jogar demasiado depressa, e jogar impulsiva-mente pode ter repercussões negativas.

– O xadrez ajuda a tua concentração.
Como disse Bobby Fischer, “O xadrez requer concentração total.” Um jogador de xadrez pode fazer lances como um grande mestre durante 30 lances e depois distrair-se ao lance 31 e cometer uma asneira elementar que perde a partida! O foco intenso é útil na vida do dia a dia quando confrontado com deveres escolares, tarefas diárias, e prazos a cumprir.

– O xadrez é uma óptima ferramenta educacional para as escolas.
Antes das aulas, durante, e em programas após-escola, é extremamente popular por boa razão. O xadrez é uma actividade de baixo custo em que as crianças podem participar mesmo na sua própria escola. Crianças de diferentes idades, classes sociais, e com necessidades especiais podem todos tomar parte numa aula ou clube de xadrez.

– O xadrez ajuda a desenvolver a criatividade.
É costume dizer que a personalidade de uma pessoa é reflectida no seu jogo de xadrez. Uma pessoa tímida e passiva pode jogar de forma mais reservada enquanto uma pessoa extrovertida e sociável pode ser um atacante ousado. O lado maravilhoso do xadrez é que há lugar para os estilos e personalidades de todos. Da tua maneira pessoal, tu podes mostrar a tua criatividade no tipo de lances, planos, e tácitas que jogas no tabuleiro.

– O xadrez como factor de desenvolvimento de confiança.
O xadrez és só tu – tu investes o tempo de estudo, aplicas o tempo a competir em torneios, tu passas o tempo a analisar as tuas derrotas e a detectar as tuas fraquezas. Com todo este trabalho um sentido de confiança é desenvolvido. Mesmo quando atravessas um período difícil onde pareces estagnar no teu desenvolvimento xadrezista, isso pode ajudar-te a desenvolver resiliência e confiança.

– O xadrez ajuda a desenvolver capacidades de resolução de problemas.
Em todas as partidas de xadrez que jogas, tu és confrontado com desafios e problemas que tens de resolver de modo a jogar a tua melhor partida. O xadrez pode ajudar-te a calcular com antecedência, a não apressar as tuas decisões, e a pesar bem os prós e contras das tuas escolhas. Isto está relacionado com os desafios que nós enfrentamos no dia a dia, e tal como no xadrez, nós tentamos fazer as melhores escolhas para obter resultados positivos nas nossas vidas.

– O xadrez exercita ambos os lados do cérebro.
Quando jogas xadrez, o teu cérebro será desafiado a exercitar lógica, desenvolver reconhecimento de padrões, tomar decisões tanto visuais como analíticas, e a testar a tua memória. O xadrez pode ser desfrutado em qualquer idade como resultado, estes exercícios cerebrais podem fazer parte da saúde do teu cérebro durante toda a tua vida! Um cérebro activo é um cérebro saudável!

– O xadrez ajuda-te a aprender como permanecer calmo debaixo de pressão.
Uma partida intensa de xadrez em que tu deste tudo, o teu tempo está prestes a esgotar, e tu ainda tens de tomar decisões criticas para levar o ponto para casa, ensina-nos a permanecer calmos debaixo de pressão. Tu tens de estar intensamente concentrado, enquanto ao mesmo tempo de permanecer calmo para que o teu cérebro possa trabalhar ao seu máximo. Todos nós enfrentamos prazos, apresentações, entrevistas, e testes ao longo das nossas vidas e, tal como numa partida de xadrez, nós temos de permanecer confiantes e calmos para desempenhar ao nosso melhor.

Leave a Reply