Alphaville (último filme do ciclo sobre IA)

Map Unavailable

Data / Hora
Date(s) - 25/05/2019
21:30 - 23:30

0

Categorias


Filme: Alphaville
Título original: Alphaville, Une Étrange Aventure de Lemmy Caution
De: Jean-Luc Godard
Com: Akim Tamiroff, Anna Karina, Eddie Constantine
Género: Drama
Outros dados: ITA/FRA, 1965, Cores, 100 min.

Um dos filmes mais “fáceis” de Godard, que é ao mesmo tempo uma homenagem ao filme “negro”, uma obra de ficção científica e de ficção política. O agente secreto Lemmy Caution (que era o protagonista de uma série do cinema francês) vai à cidade de Alphaville, onde todos os sentimentos foram abolidos e onde ninguém é capaz de perceber poesia, tentar convencer um cientista a regressar aos “planetas exteriores”. Esta parábola sobre a sociedade futura foi inteiramente filmada em cenários naturais, em Paris e nos seus arredores. A música, que também presta homenagem ao cinema clássico americano, é do veterano Paul Mizraki.
O agente secreto Lemmy Caution tem de fato a seu cargo várias missões. Primeiro, ele procura o agente desaparecido Henri Dickson (Akim Tamiroff); segundo, ele pretende capturar ou matar o criador de Alphaville, o professor von Braun (Howard Vernon); Por fim, ele pretende destruir Alphaville e o seu computador ditatorial, o Alpha 60. O Alpha 60 é um sistema de computador senciente criado por von Braun, que está no controle completo de toda Alphaville.
O Alpha 60 proibiu pensamentos livres e conceitos individualistas como amor, poesia e emoção, substituindo-os por conceitos contraditórios ou eliminando-os completamente. Um dos ditames da Alpha 60 é que “as pessoas não devem perguntar ‘porquê’, mas apenas dizer ‘porque’”. As pessoas que mostram sinais de emoção (chorando com a morte de uma esposa ou sorrindo) presumem que estão agindo de forma ilógica e são recolhidas, interrogadas e executadas.

 

 

Deixar uma resposta