Cinema documental – Humanos

Loading Map....

Data / Hora
Date(s) - 05/04/2018
21:30 - 23:30

0

Localização
Fábrica De Alternativas

Categorias


Quinta-feira, 5 de Abril

 

Humanos (Human) – 1ª parte

Yann Arthus-Bertrand

França, 2015

1h30m

 

Mais de duas mil entrevistas de pessoas comuns estão reunidas neste documentário, dividido em três partes, de 90 minutos cada, que Yann Arthus-Bertrand criou com o objetivo de tentar saber a essência e o que é comum no ser humano, em muitas culturas do mundo. As pessoas entrevistadas dizem espontaneamente o que pensam sobre o amor, a morte, o ódio, a discriminação, a desigualdade, a fome, a esperança e o sexo, entre tantos outros assuntos. Entre os entrevistados estão refugiados sírios, trabalhadores fabris, veteranos de guerra norte-americanos, presidiários, no corredor da morte, aborígenes, camponeses africanos e tantas outras pessoas das mais diferentes origens e culturas do planeta. A Fábrica exibirá a primeira parte.

Num texto assinado por Yann Arthus-Bertrand, o realizador afirma: “O facto de poder testemunhar tantas histórias de vida diferentes da minha fez-me pensar: Teremos todo o mesmo desejo de amor, liberdade e sucesso? Num mundo dividido entre a tradição e a modernidade, serão as nossas necessidades básicas as mesmas, em todo o lado? No fundo, o que significa, hoje, ser-se humano? Qual é o significado da vida? Será que partilhamos mais valores do que aqueles que imaginamos? E, se sim, porque continua a ser tão difícil compreendermo-nos uns aos outros? Quis colocar todas estas questões num projeto que, à primeira vista, parecia um desafio louco e irreal de um utópico”.

Entre outros trabalhos, Yann Arthus-Bertrand ficou mundialmente conhecido por projetos como o livro de fotografia aérea “A Terra Vista do Céu” e a exposição “7 mil milhões de Outros“, que esteve patente em Lisboa, em 2014 e 2015.

 

Pelas 20h, há jantar vegetariano (sob reserva).

Deixar uma resposta