Concerto “Cataventos”

Loading Map....

Data / Hora
Date(s) - 13/03/2020
22:00 - 23:30

0

Localização
Fábrica de Alternativas

Categorias


ADIADO PARA DATA A CONFIRMAR POSTERIORMENTE

Sexta-feira 13 de Março pelas 22 horas

Vêm do Norte, do Sul, do Este e do Oeste. Vêm do nosso país e de outros os ventos que os fazem girar, trazendo-lhes a inspiração para os sons que criam e recriamos. Vêm da tradição mas também da modernidade. 

Cataventos apresenta-se como um projecto de música de identidade portuguesa em que várias influências convivem filtradas pela sensibilidade e experiência dos seus membros: a música tradicional de Portugal funde- se com outros géneros mais modernos, através de instrumentos tradicionais como as gaitas-de-foles, as percussões, o cavaquinho e a viola campaniça – aos quais se junta a voz, para criar originais e para recriar canções e músicas já existentes. 

Os Cataventos são:

  • David Rodrigues – Adufe, Cavaquinho, Viola Campaniça  e ambientes sonoros
  • Inês Gonçalves – Voz, Adufe, Flauta transversal e gaitas de Foles portuguesas
  • Bruno Cintra – Coros, Percussões, Flauta de Bambu e Flauta de Tamborileiro

Cataventos. Ao sabor dos ventos. 

São uma banda de Lisboa composta por três elementos que se dedicam à música e aos instrumentos tradicionais portugueses. Cada um está igualmente ligado a outros projectos de música tradicional assim como o seu ensino e divulgação. Caso haja interesse,também realizam oficinas de música. 

A boa disposição está sempre presente nos seus concertos pelo carinho que sentem em divulgar a música tradicional interagindo constantemente com o público, tornando-o não só ouvinte, mas também participante.

Os seus concertos são intensos e animados, sempre marcados pela interacção constante com o público e com vários registos sonoros e mistura de instrumentos. Os temas com gaita de foles e flauta de tamborileiro são fortes, a maioria instrumentais e despertam para um ambiente de festa, enquanto que os temas tocados com flauta transversal, adufe e viola campaniça remetem para os temas cantados, envolventes e intimistas com o público. 

Têm percorrido o país de norte a sul em vários festivais, tais como a Festa do “Avante!” no Seixal, Festival Folk Novaem Miranda do Corvo e Arredas Folk Festival em Tregosa. Por terras galegas, marcaram presença na Arca da Noé e tocam regularmente nos espaços de música tradicional em Lisboa como a Casa do Fauno e Trobadores. 

Editaram o primeiro EP em finais de 2019 em formato CD e nas plataformas digitais. Este EP foi gravado e produzido em Arnade Studio por Ricardo Brito (Urze de Lume, Strella do Dia) e conta com grafismo do ilustrador João Roberto. Como convidados, têm a participação de Sebastião Antunes (Gaiteiros de Lisboa, Quadrilha) e Stela Silva (B’rbicacho). 

Deste EP constam quatro faixas com os seguintes temas: 1. Jota de Rio de Onor, tema tradicional de Trás os Montes e arranjos de Inês Gonçalves e Cataventos; 2.Perfeito Desconhecido, tema original de Inês Gonçalves com arranjo de Cataventos; 3. O Meu Rapaz, tema tradicional da Beira Baixa com arranjos de Cataventos e participação de Sebastião Antunes e Stela Silva nos coros. 4.Bendito das Trovoadas, tema tradicional da Beira Baixa com arranjos de Cataventos

É este excelente grupo de músicos que vem actuar para nós aqui na Fábrica. Todos estão convidados a aparecer

A Entrada é livre

Deixar uma resposta