Da liberdade dos blogs ao controlo das redes sociais

Loading Map....

Data / Hora
Date(s) - 21/05/2023
12:30 - 16:30

0

Localização
FÁBRICA DE ALTERNATIVAS

Categorias


Da liberdade dos blogs ao controlo das redes sociais
Almoço, conversa e convivio
Domingo 21 Maio pelas 12:30 horas.

Quando surgiram os blogs, surgiu também a possibilidade massificada de cada um poder ter um espaço próprio para exprimir as suas opiniões, a sua arte ou simplesmente para unir amigos que partilhavam das mesmas ideias. Nos blogs, por serem a expressão individual de cada um, nada era censurado e cada um podia exprimir-se em liberdade. Muitos, tornaram-se editores do seu blog e criou-se uma comunidade em que cada um diariamente visitava outros blogs que gostava e admirava. Uma espécie de rede social de blogs ia-se formando e aumentando. Por a comunicação entre os “blogers” não ter a facilidade que hoje encontramos nas redes sociais de troca de conversas, começaram a acontecer encontros de gente para se conhecerem, trocarem opiniões e experiências. Muitas e boas amizades foram assim construídas.

O surgimento do My Space e Hi5 começaram a alterar estas ligações e foram as primeiras redes sociais a surgir em Portugal. Mas, foi o Facebook que fez alterar tudo. De repente havia uma ferramenta que permitia a troca de informação, imagens e vídeos quase em tempo real bem como uma partilha fácil de tudo isso. Não mais era necessário encontrarmo-nos, era possível espalhar ideias, boatos e sobretudo criar uma imagem de como queríamos ser vistos pelos outros. Agora cada um podia ser outra pessoa, agora era possível esconder os nossos defeitos, a nossa pobreza e ser-se uma pessoa excecional com uma vida maravilhosa. Por outro lado, as redes sociais abriram também a possibilidade de uma divulgação rápida de informação e de rapidamente se encontrarem outros que partilhavam as nossas ideias. Dai surgimento os movimentos sociais e chegou a parecer que essa ferramenta poderia ajudar na mudança.

Essa não era a ideia nem a vontade do poder estabelecido que desejava que as redes sociais não fossem mais que um local de alienação e de falsa ligação entre pessoas. E foi isso que conseguiram, uma rede controlada, censurada e onde o que é publicado passa pelo velho lápis azul. Através do politicamente correto tudo é escrutinado e quem pisa o risco é castigado.

Neste encontro vamos falar sobre tudo isto, provavelmente reencontrar velhos amigos dos tempos em que as pessoas ainda falavam umas com as outras, cara a cara, conviver e partilhar a mesa numa bela almoçarada. O almoço será partilhado e onde cada um traz algo para colocar na mesa. Também a boa disposição e boas memórias são pra trazer de casa.

Um dia com almoço partilhado, a projeção do documentário ” Mãos invisiveis” e a apresentação do livro “Lutas coloniais”. Após as 17 horas quem desejar pode ficar para a Jam session.

Contamos contigo, contamos com todos.

Leave a Reply