Oficina de Danças Galegas

Map Unavailable

Data / Hora
Date(s) - 10/05/2019
19:00 - 20:30

0

Categorias


Na próxima sexta-feira 10 de Maio pelas 19H30 orientado pela instrutora Zita florentino teremos mais um workshop de Danças galegas.

As danças galegas são geralmente tradicionais e ligadas a terra, outra características é que os braços ficam levantados. Não há coreografia, simplemente são passadas a cada geração como é o caso da Regueifa.
O nome dessa dança tem origem no pão típico da região que é colocado na cabeça, geralmente da mulher que dança melhor, em festas de casamento. Isso porque existe uma supestição: se o pão cair significa má sorte no casamento.

Muinheira
A dança típica galega é a Muinheira, originada dos moinhos onde as mulheres dançavam enquanto esperavam o trigo ou o milho ficar prontos. O principal instrumento é a gaita galega, as roupas são as tradicionais galegas e o ritimo é agitado. Dança-se com os braços levantados para cima e em pares. A forma mais tradicional da Muinheira é a de dois pares acompanhada da pandeireta e a mais nova tem mais pares e tem como base a música erudita.

Deixar uma resposta