Os 10 melhores filmes de sempre

Loading Map....

Data / Hora
Date(s) - 23/01/2020
21:00 - 23:30

0

Localização
FÁBRICA DE ALTERNATIVAS

Categorias


Os 10 melhores filmes de sempre

Criado em 1933 por decreto real para promover as artes das imagens em movimento no Reino Unido, o British Film Institute  é uma das instituições mais respeitadas do mundo do cinema. Esta instituição publica desde 1934 a revista mensal “Sight & Sound”, onde além de  muitos artigos e entrevistas, se continua a fazer crítica de cinema, mesmo dos filmes mais obscuros que normalmente não fazem parte do mainstream.

Em 1952 a “Sight & Sound” lançou um questionário internacional dirigido a críticos de cinema, para saber quais consideravam ser os melhores filmes de sempre. Este questionário foi repetido regularmente durante as décadas seguintes e entre 1962 e 2002, cinco décadas seguidas, o topo da lista pertenceu à obra-prima de Orson Welles, “Citizen Kane” (1941).

A partir de 1992 a revista “Sight & Sound” deu início a um novo questionário em busca dos melhores filmes da história do cinema, mas desta vez a questão ia dirigida aos realizadores. Cineastas como Martin Scorsese, Francis Ford Coppola, Mike Leigh, Woody Allen, Guillermo del Toro e Michael Mann foram alguns dos 358 realizadores convidados a dar a sua opinião.

Dos resultados desses inquéritos podem ser retiradas algumas curiosidades, como por exemplo: o filme mais recente da lista, “Apocalipse Now” de Francis Ford Coppola, é uma obra de 1979 e Coppola é o único realizador com dois filmes neste Top Ten.

Uma lista é sempre uma selecção. Só por existir já está a eliminar uns e a privilegiar outros. Isto pode ser muito injusto para quem fica de fora. Contudo, estas listas são sempre um bom ponto de partida para fazer uma retrospectiva das obras primas indiscutíveis e dos filmes incontornáveis da história do cinema. Não percamos o nosso sentido crítico… Mas convenhamos que estes são alguns daqueles filmes que devíamos ver, pelo menos, uma vez na vida. Na Fábrica de Alternativas damos tempo e espaço a uma lista  (a última, de 2012) dos melhores filmes da história do cinema, feita por uma  das instituições mais respeitadas do mundo do cinema.

Fica o convite para vir vê-los connosco às quintas nos meses de Janeiro e Fevereiro.

E para saber mais, aqui estão os links:

https://www.bfi.org.uk/news/sight-sound-2012-directors-top-ten

BFI

https://www.bfi.org.uk/

Sight & Sound

https://www.bfi.org.uk/news-opinion/sight-sound-magazine

Deixar uma resposta