Psicologia Positiva – As Forças de Carácter (SUSPENSO)

Loading Map....

Data / Hora
Date(s) - 18/04/2020
18:00 - 20:00

0

Localização
Fábrica de Alternativas

Categorias


Evento suspenso até data a anunciar posteriormente em virtude da recomendação da Direcção Geral de Saúde para conter a disseminação do Covid19

Esta ação de sensibilização é gratuita.

1 – Caracterização da ação de sensibilização
Designação da ação: Psicologia Positiva – As Forças de Carácter
Modalidade: Exposição com participação ativa dos participantes
Duração: 120 minutos
Formador: João Lima
Horário: 18h00
Local da ação: Rua Sofia de Carvalho, 1A, 1495-122 – Algés

2 – Razões que justificam a ação
As razões que justificam esta acção são:
– Despertar a comunidade para a Psicologia Positiva e o seu potencial – Well-Being / Bem Estar – do que se trata – Quais as forças de carácter que devemos desenvolver com vista a melhorar os nossos níveis de bem-estar – Quais os benefícios e mais-valias do pensamento positivo.

3 – Objetivo
Trata-se de uma ação de sensibilização no âmbito do desenvolvimento pessoal com recurso ao conceito da Psicologia Positiva.
O objetivo desta ação é tornar-nos conscientes sobre a nossa capacidade de pensar positivamente e de utilizar as nossas forças de carácter para atingir um bom nível de bem-estar pessoal e profissional.
Usar esta ferramenta para desenvolver o seu potencial e assim atingir os seus objetivos e melhorar a sua qualidade de vida pessoal.
O caminho que teremos de percorrer ao longo da nossa vida, apresentará por certo bons momentos, bem como fases negativas. A forma como cada um de nós conseguirá ultrapassar os pontos baixos e moderar os excessos de entusiasmo quando ocorrem os momentos altos, fará com que consigamos atingir um adequado nível de bem-estar.
O que se pretende no curso é dar a conhecer estes princípios a cada participante.
A participação ativa de todos os presentes tornará o workshop dinâmico e interativo, pelo que se espera a participação de todos os presentes.

4 – Conteúdo da ação de sensibilização
Nunca verdadeiramente se entendeu a parte psicológica como um elemento relevante no bem-estar da pessoa nem como um elemento relevante da sua saúde física.
Ao longo das últimas décadas registou-se uma inversão desta perspectiva, pelo que para além do desenvolvimento da moderna psicologia na nossa sociedade, ocorreram inovações que nos levaram para além do mero tratamento clínico dos doentes. Desta forma o trabalho desenvolvido por Martin Seligman e Mihaly Csikszentmihalyi passou a encarar o ser humano como alguém que pode preventivamente explorar as suas capacidades e com isso realizar uma séria aposta na prevenção da doença psicológica e na melhoria dos níveis de bem-estar e da felicidade.
Foi desta forma que a psicologia assumiu a outra face do potencial humano e deu início a profundos e inúmeros trabalhos científicos, no sentido de desenvolver aquilo a que hoje se chama de Psicologia Positiva.
Desta forma já que os psicólogos tinham desenvolvido métodos e ferramentas para nos ajudarem a classificar os seus doentes e com isso encontrarem soluções terapêuticas adequadas que ao longo do tempo vários investigadores vinham a desenvolver, também na psicologia positiva foram desenvolvidos alguns métodos e ferramentas com vista a caracterizar o indivíduo e com isso ajudá-lo a desenvolver-se psicologicamente.
Trata-se de uma abordagem que visa o auto-conhecimento e a mudança de atitude diante da vida, por meio do desenvolvimento do potencial pessoal. Ver a vida não como um problema, mas como um desafio.
A Psicologia Positiva é hoje uma visão, uma filosofia, o que lhe queiramos chamar, que tem a nível global e académico muitos trabalhos e investigação científica realizados, sendo comprovadamente uma visão que nos permite ampliar os nossos horizontes pessoais.
Pode ser utilizado tanto para o desenvolvimento individual quanto para o desenvolvimento pessoal dentro de Grupos, Empresas, Organizações e Instituições

5 – Nota biográfica do orador
João Lima
Coach & Mentor | Formador | Consultor
Economista
Mestre em Estratégia Empresarial
Pós-Graduação em Psicologia Positiva
Pós-Graduação em Coaching
Pós-Graduação em Finanças
Especialização em Empreendedorismo
MBA em Gestão Imobiliária
44 anos de experiência profissional:
20 anos em funções Técnicas
24 anos em funções de Direção e Consultoria
Formador com CCP-IEFP

Inscrições para a sessão e para o jantar (opcional)
https://www.surveymonkey.com/r/SRC222Y

Deixar uma resposta