Vamos ouvir Música – Selling England By The Pound – Génesis

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Date(s) - 10/01/2020
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FÁBRICA DE ALTERNATIVAS

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Selling England by the Pound é o quinto álbum de estúdio  banda inglesa de rock progressivo Genesis, editado em Outubro de 1973 pelaCharisma records . Chegou ao número 3 no Reino Unido e ao número 70 nos EUA

“Dancing with the Moonlit Knight” 8:02 “The Battle of Epping Forest” 11:43
“I Know What I Like (In Your Wardrobe)” 4:03 “After the Ordeal” (instrumental) 4:07
“Firth of Fifth” 9:36 “The Cinema Show” 11:10
“More Fool Me” 3:10 “Aisle of Plenty” 1:30

Peter Gabriel  – voz fluta, oboé, precursão

Tony Banks  – teclados,  guitarra 12 cordas

Steve Hachette  – guitarra eléctrica, guitarra nylon

Michael Rutherford  – guitarra 12 cordas, baixo, citara eléctrica

Phil Collins  – bateria, precursão, voz em “More Fool Me”, voz apoio

 

 Genesis foi uma banda britânica de rock progressivo formada em 1967, quando os seus fundadores Anthony Phillips, Peter Gabriel, Mike  Rutherford e Tony Banks ainda estudavam na Charterhouse School. O grupo alcançou enorme sucesso nas décadas de 1970, 1980 e 1990, e com aproximadamente 130 milhões de álbuns vendidos em todo o mundo, é considerada uma das mais importantes bandas de rock de todos os tempos.

A sua carreira tem duas fases musicais diferentes. Na fase inicial com Peter Gabriel como vocalista, as suas estruturas musicais complexas, instrumentação elaborada e apresentações teatrais tornaram-na uma das bandas mais reverenciadas do rock progressivo na década de 1970. Criações clássicas da banda nesse período incluem a canção de 23 minutos “Supper’s Ready” do álbum Foxtrot de 1972, além do álbum conceptual de 1974 The Lamb Lies Down on Broadway. Com a saída de Peter em 1975 e sendo substituído como vocalista por Phil Collins, no final da década de 70 e a partir dos anos 80, a sua música tomou um caminho distinto em direcção ao pop, tornando-a mais acessível para a cena musical.

Em 18 de Outubro de 2006, a BBC anunciou que os membros do Genesis, incluindo Phil Collins, Mike Rutherford e Tony Banks, aceitaram reunir-se para uma turné mundial, explorando a possibilidade de gravação de um novo material.

Era Peter Gabriel

Os Genesis gravaram o seu primeiro álbum From Genesis to Revelation em 1968 depois de fazerem um acordo com Jonathan King, um compositor e produtor que teve um single de êxito na altura chamado “Everyone’s gone to the moon”. A banda gravou uma série de músicas reflectindo o estilo pop leve dos Bee Gees, de quem King era grande admirador, tendo King juntado estas músicas num Pselo álbum conceptual adicionando-lhe arranjos de cordas. O álbum foi um terrível fracasso e a banda, sentindo-se manipulada por King, disse-lhe que se tinham separado, de modo a conseguirem quebrar o contracto que tinham com ele. Até hoje King é abominado pela banda e pelos seus fãs, por dizer que foi ele quem deu nome ao grupo e por ter sempre tentado ganhar os direitos do primeiro álbum para regravação.

A carreira dos Genesis continuou, tocando onde conseguiam, acabando por assinar outro contrato, desta vez com a Charisma Records. Devido às actuações ao vivo a banda começou a ser conhecida por tocar melodias hipnóticas, que eram muitas vezes também, escuras, assombradas e com uma sonoridade medieval. Anthony Philips deixou a banda em 1970 a seguir ao lançamento de Trespass devido a episódios de medo do palco e uma pneumonia que o afastou do grupo por pouco tempo mas suficiente para perder de vez o ritmo com os demais membros. A partida de Phillips foi bastante traumática para Banks e Rutherford por Phillips ser um membro fundador, não sabendo se deveriam ou não continuar sem ele. Eventualmente os restantes membros reuniram-se renovando o compromisso com os Genesis e afastando o baterista John Mayhew devido ao seu estilo exagerado de tocar. Steve Hackett e Phil Collins juntaram-se ao grupo após terem respondido a um anúncio no Melody Maker e realizado audições com sucesso. Em 1971 editam Nursery Cryme.

Em 1972 é editado o álbum Foxtrot que continha a faixa de 23 minutos “Supper’s ready” e “Watcher of the skies” inspirado em Arthur C. Clarke; a reputação dos Genesis como compositores e intérpretes sai solidificada. A presença em palco extravagante e teatral de Peter Gabriel que envolvia numerosas mudanças de vestuário e histórias surrealistas contadas como introdução para cada música, fizeram da banda uma das mais faladas no princípio dos anos 1970, principalmente no que dizia respeito a espectáculos ao vivo. Selling England by the Pound, editado em 1973, é aplaudido tanto pela crítica como pelos fãs e é normalmente considerado como o seu melhor trabalho. Clássicos como “Firth of Fifth” e “Cinema Show” seriam peças fundamentais nos concertos da banda durante muitos anos. A banda depressa se aventurou num projecto muito mais ambicioso, o álbum conceptual The Lamb Lies Down on Broadway, que foi editado em Novembro de 1974.

 

Era Phil Collins

Peter Gabriel deixou a banda em 1975 logo após a digressão de divulgação de The Lamb Lies Down in Broadway por se sentir cada vez mais separado da banda, tendo o seu casamento e o nascimento do primeiro filho ajudado a aumentar essa tensão pessoal. Os outros membros do grupo escreveram praticamente todas as músicas do álbum, tendo-se Gabriel limitado a escrever a história e as letras sozinho. O primeiro álbum solo de Gabriel, Peter Gabriel I de 1977 continha “Solsbury hill”, uma alegoria à sua saída dos Genesis.

Após considerarem vários substitutos para Gabriel, decidiram que Phil Collins iria substituí-lo, mudando assim a forma da banda para um quarteto. Para surpresa de muita gente, Collins provou ser o vocalista ideal para a banda, já que havia quem achasse que a banda perderia a sua identidade sem Peter Gabriel. A Trick of the Tail e Wind and Wuthering, editados com um ano de intervalo entre um e o outro, foram bem recebidos na generalidade, demonstrando que os Genesis afinal eram mais do que uma banda de suporte do seu ex-líder. Bill Bruford, acabado de sair dos King Crimson, juntou-se ao grupo na digressão de 1976 como baterista e mais tarde, Chester Thompson  (veterano dos Weather Report e de Frank Zappa) tomaria conta da bateria nos concertos, deixando Collins livre para cantar.

Em 1977 Steve Hackett deixou o grupo. Rutherford assumiu as guitarras ao seu estilo, mas para os espectáculos foi contratado o guitarrista Daryl Stuermer, unindo-se a Thompson como membro permanente nas turnês. A saída de Hackett reflectiu no título do álbum seguinte And Then There Were Three, pois o grupo passara a ser um trio. Este álbum iniciou também outra grande alteração, com a banda a afastar-se das músicas longas e a entrar no formato mais curto e amigável para as rádios; este álbum conseguiu o primeiro single de êxito nos Estados Unidos com “Follow you follow me”. Seguiu-se Duke que atingiu a platina e que trouxe mais dois grandes êxitos para a banda, “Turn it on again” e “Misunderstanding”. O êxito dos Genesis ao longo dos anos 1980 estava assegurado, embora muitos fãs da era Gabriel se sentissem defraudados. Cada álbum tornava-se mais e mais comercial e as audiências aumentavam na mesma proporção.

Os concertos da banda aumentaram consideravelmente devido à sua aderência à tecnologia de ponta. Os Genesis foram a primeira banda a usar “VariLites”, ecrãs gigantescos e o sistema de som “Prism”, todos eles agora, objectos normais em qualquer grande espectáculo.

Dois anos depois de lançar Abacab, em 1981, o álbum Genesis ainda trazia algumas composições próximas no progressivo como “Mama” e “Home by the Sea”, esta conhecida pelas duas versões, uma delas totalmente instrumental. Em 1986 é lançado Invisible Touch, até então o maior sucesso de vendas do público, com mais de 20 milhões de cópias vendidas. Hits como “Invisible Touch”, “Tonight Tonight Tonight”, a romântica “In too Deep” e “Throwing It All Away” entram nos tops de sucessos de todo o mundo, além do bem-sucedido videoclipe de “Land of Confusion” na MTV. Nos fins dos anos 1980 e princípios de 1990, a banda tocava regularmente em grandes estádios por todo o mundo e em Julho de 1987, tornaram-se mesmo os primeiros a tocar quatro noites seguidas no estádio de Wembley. O álbum We Can’t Dance é lançado em 1991 seguido de exposição maciça na MTV graças aos hits ”I Can’t Dance”, “Jesus He Knows Me” e “Non Son Of Mine” além de gigantesca turnê em 1992. O nome do álbum, segundo a banda, foi uma auto-sátira fazendo referência à concorrência despropositada que tinham nos tops de sucesso frente ao fenómeno das boy bands que dominavam o cenário. Embora Invisible Touch seja o disco mais emblemático dos Genesis, We Can’t Dance terminou por ser o mais vendido e detém a 77ª posição entre os álbuns com maior número de vendas no mundo.

Era Ray Wilson

Desde que lançou seu álbum Face Value em 1981, Collins tornou-se uma super estrela, ao manter paralelamente uma enorme carreira a solo, na produção, como actor televisivo, designadamente na série Miami Vice, tocando bateria como convidado em digressões de Robert Plant e Eric Clapton, fazendo-o ter cada vez menos tempo para os Genesis. Muitos terão visto o dobrar dos sinos da banda quando Collins abandonou oficialmente o grupo em 1996. Banks e Rutherford continuaram e elegeram o ex-Stiltskin Ray Wilson para o substituir. O álbum Calling All Stations vendeu bem em toda a Europa mas não teve grande sucesso nos Estados Unidos, onde o hip-hop, o rock alternativo e o teen pop suplantavam o rock clássico nas tabelas de vendas. Por este motivo o grupo cancelou uma digressão que estava planeada para esse país.

Para todos os efeitos a banda dispersou-se, mas os seus membros individualmente continuaram a manter contactos regulares e não puseram de parte a eventualidade de uma reunião. Tony Banks diz que a banda está a descansar, e Collins, que entretanto começou a perder a audição de um ouvido, diz estar esperançado que a formação original, incluindo Gabriel possam vir a tocar juntos outra vez.

A formação clássica gravou em 1999 uma nova versão de “Carpet crawlers” (embora o tivessem feito separadamente) para um Greatest Hits, e a maioria dos membros originais envolveram-se na edição de Archive, uma compilação em duas caixas de CDs.

Reunião da banda

Algumas afirmações de Collins, Hackett e Gabriel no final de 2005 sobre um provável retorno do grupo e um encontro entre os membros da banda na Suíça em Janeiro de 2006 estimularam as especulações dos fãs do grupo acerca de um possível regresso. Apesar de um desmentido da produtora da banda sobre esse fato, rumores sobre uma possível reunião em meados de 2007 circularam na Internet durante quase todo o ano de 2006.

Após muita especulação sobre a reunião, Tony Banks, Phil Collins e Mike Rutherford anunciaram a turnê de reunião “Turn It On Again” em 7 de Novembro de 2006, quase quarenta anos após a formação da banda. Foi confirmado que a primeira parte da turnê seria na Europa, em doze países, começando em Helsinki, Finlândia em Junho de 2007 e terminou em Roma, Itália em Julho. A turné então seguiu para os Estados Unidos para mais vinte concertos, encerrando-se em Outubro de 2007.

A ideia original era reunir também Peter Gabriel e Steve Hackett e executar a turnê para The Lamb Lies Down on Broadway. A princípio, Peter Gabriel aceitou o convite para o encontro com a banda, mas não se quis comprometer-se com a turnê, o que acabou por levar à sua saída da reunião. Hackett também recusou o convite mas mantém boas relações com o resto da banda. No seu site oficial o músico expressa, inclusive, o desejo de sucesso na reunião do Genesis. Diante disso, a formação da turnê foi a que vem se repetindo desde 1978: Phil Collins (voz e bateria), Tony Banks (teclados e vocais), Mike Rutherford (baixo, guitarras e vocais), Daryl Stuermer (guitarras, baixo e vocais) e Chester Thompson (bateria e sampler).

Aproveitando a embalagem da volta aos palcos, a banda e o produtor Nick Davis relançaram álbuns antigos em 2007 no formato box-set pela Virgin Records, de Trespass a Calling All Stations, no formato 5.1. Um DVD também com material extra incluindo vídeos promocionais e novas entrevistas sobre o período de lançamento de cada álbum presente.

Em 2008 foi lançado um DVD duplo com o espectáculo ocorrido em Roma, no encerramento da turnê europeia. Ele mistura sucessos da formação clássica (In The Cage, Afterglow, Cinema Show, The Carpert Crawlers, Los Endos, etc.) com os hits comerciais dos Anos 80 e 90 (Land of Confusion, Invisible Touch, No Son of Mine, etc.).

Trabalhos relacionados]

1975 – Voyage of the Acolyte é um álbum a solo de Steve Hackett, mas para muitos é quase um álbum dos Genesis. Participam Hackett, Mike Rutherford e Phil Collins juntamente com John Hackett  (flauta, sintetizador ARP, sinos), Nigel Warren-Green (violoncelo), Robin Miller (oboé, corne inglês), John Acock (Mellotron, acordeon, piano) John Gustafson (baixo) e Sally Oldfield  (voz).

Inspiração e influências

Uma ampla variedade de estilos musicais influenciaram a banda, desde a música clássica ao rock e jazz. Tony Banks inspirava-se em Alan Price do The Animals, citando que ele foi a primeira pessoa que me fez tomar conhecimento do órgão no contexto do rock. Outros organistas influentes para Banks incluem Matthew Fisher (Procol Harum). Influências clássicas incluem Rachmaninov, Ravel, Mahler e Shostakovich.

Vários contemporâneos como The Beatles, The Rolling Stones e Simon and Garfunkel também afectaram o som da banda. Collins citou Buddy Rich e Mahavishnu Orchestra, enquanto a carreira anterior de Gabriel com o Genesis foi influenciada pela música de Nina Simone e King Crimson. Os arranjos musicais do primeiro álbum From Genesis to Revelation foram influenciados pelo trabalho de Moody Blues, Family e Bee Gees.

Como um grupo que influenciou o crescimento do movimento rock progressivo, os Genesis têm sido citados como uma influência para várias outras bandas do estilo como Camel, Kansas, Redrick Sultan, It Bites, IQ, Happy the Man, Marillion,   Opeth, Ange e Goblin. Várias bandas de tributo como Re-Genesis, The Musical Box e In the Cage foram criadas para apresentar materiais antigos da banda da era Peter Gabriel.

Phil Collins foi o primeiro artista a fazer um cover de uma canção do Genesis, “Behind The Lines”, incluída como terceira faixa de Face Value. Durante apresentações a solo, Gabriel executou The Lamb Lies Down on Broadway e Back in NYC enquanto Hackett apresentou “In That Quiet Earth”, “Los Endos”, “Horizons” e “Blood On The Rooftops”. Hackett também apresentou “I Know What I Like (In Your Wardrobe)” em turnês solo e com o supergrupo GTR em 1986. Ray Wilson realizou o maior número de canções da banda durante concertos solo. Nos seus dois álbuns solo ao vivo, Live e Life and Acoustic, podem ser encontradas “Carpet Crawlers”, “Follow you Follow me”, “I Can’t Dance”, “The Lamb Lies Down on Broadway”, “No Son of Mine”, “Shipwrecked” e “Mama”. Jeff Buckley retrabalhou em “Back in NYC” num álbum póstumo lançado em 1998, Sketches for My Sweetheart the Drunk. A banda sueca de death metal In Flames fez um cover de “Land of Confusion” no seu EP Trigger, assim como o Disturbed em Ten Thousand Fists. Houve, também, um cover de Mama da banda brasileira de power metal, Angra.

Capas de álbuns

As capas de álbuns dos álbuns do Genesis incorporaram uma arte complexa para reflectir os temas presentes nas composições. Seu primeiro álbum, From Genesis to Revelation era todo preto com o texto Genesis escrito numa fonte gótica e verde no topo à esquerda. as capas foram modificas ao longo dos lançamentos. Os três álbuns seguintes tiveram suas capas desenvolvidas pelo artista gráfico Paul Whitehead (da Charisma Records). A capa de Foxtrot é talvez a mais popular entre os fãs; é mostrada uma figura feminina num vestido vermelho e com uma cabeça de raposa. Whitehead alegou em entrevista que a inspiração para a personagem surgiu em na canção “Foxy Lady” de Jimi Hendrix. Após Whitehead mudar-se para Los Angeles, o Genesis assinou com a famosa agência Hipgnosis, cujos artistas haviam criado capas conceituadas, como Dark Side of the Moon do Pink Floyd e Houses of the Holy de Led Zeppelin. A primeira capa da Hipgnosis para a banda foi para The Lamb Lies Down on Broadway, contanto pela primeira vez com um modelo masculino, representando o personagem “Rael”, protagonista da história do álbum.

No resto da década de 1970, vários artistas da Hipgnosis contribuíram com capas para os álbuns de estúdio do Genesis. A capa de Trick of the Tail é uma representação de vários personagens no álbum. A começar por Duke, os álbuns da banda apresentavam caricaturas desenvolvidas pela Bill Smith Studios. O álbum mais famoso da banda, Invisible Touch, apresentava a arte de Assorted Images, previamente desenvolvidas para capas de álbuns de Duran Duran e Culture Club. A capa de We Can’t Dance apresenta o trabalho de Felicity Bowers. As capas de Calling All Stations e da compilação Turn It on Again: The Hits foram desenvolvidas pela Wherefore Art?.

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