Sobre nós

ASSOCIAÇÃO FÁBRICA DE ALTERNATIVAS
Morada: Rua sofia de Carvalho 1495-122 – Algés
Email: fabrica.de.alternativas@gmail.com

A ASSOCIAÇÃO FÁBRICA DE ALTERNATIVAS é um projecto que nasceu na Assembleia Popular de Algés, cujo espaço principal está na Antiga Escola Sofia de Carvalho (Rua Sofia de Carvalho 1495-122 Algés). Neste projecto pretende-se que a prática seja a da partilha, da solidariedade e da sustentabilidade, como contraponto ao individualismo e mercantilismo da actual sociedade. Funciona nas vertentes culturais, sociais e formativas, num leque alargado de actividades.

Nascida da cidadania e da livre vontade em contribuir para ajudar na criação de soluções e alternativas, num momento em que a generalidade da população passa por tantas dificuldades e limitações, pretende ser gerida de forma livre, aberta e funcionando com base no consenso para a tomada de decisões.  Todos os associados estão convidados a participar nas reuniões de fábrica  que se realizam quinzenalmente.

Contamos contigo, contamos com todos

Formas de funcionamento

Banco de Horas

Todos os associados podem participar do banco de horas.
Fazem parte do banco de horas todos os associados que ofereçam duas horas semanais do seu tempo aos outros ao serviço da Fábrica.
Fazem parte do Banco de horas todos os associados que, graciosamente, sejam monitores/instrutores de uma actividade.
Fazem também parte do Banco de horas todos os associados que  mostrem disponibilidade para ajudar sempre que lhes seja solicitado.
Os associados que façam parte do banco de horas terão desconto em todas as actividades com custos associados bem como em jantares servidos na Fábrica.

Reuniões de Fábrica:

Sendo uma associação estamos obrigados a normas de funcionamento estipuladas por lei. Existem as Assembleias Gerais, ordinárias e extraordinárias a legalmente exigidas. No entanto, temos como norma interna a existência de Reuniões quinzenais de Fábrica que substituem as normais reuniões de direcção. Assim, todos os associados estão convidados a comparecer e a tomar parte nas decisões sobre a vida da associação.

Outras:

A Fábrica de alternativas é política, no sentido que tudo que é feito em sociedade é política, mas é apartidária, não estando sujeita nem ligada a nenhum outro poder que a vontade dos seus associados. A Fábrica de Alternativas defende a pluralidade e a democracia directa na tomada de decisões. Só não são aceites na Fábrica comportamentos racistas, xenófobos, sexistas ou de desrespeito pela dignidade de ninguém.

Se nos desejares contactar podes utilizar para colocar qualquer questão ou fazer alguma propostas utiliza o formulário abaixo: