Informações sobre atividades da Fábrica
O Apoio Escolar da Fábrica de Alternativas iniciou-se no ano lectivo de 2013/14, na primeira sede da Fábrica, com a oferta de explicações gratuitas. Nesse ano tivemos um aluno do 9º ano, desde a Páscoa até ao exame. Em Março de 2020, quando tivemos de suspender o apoio presencial, tínhamos cerca de 20 alunos. Esse apoio é dirigido a todos os alunos do 1º ao 12º ano das escolas de Algés e Linda-a-Velha.
Tem sido uma actividade desenvolvida por um conjunto de associados, através da qual se pretende ajudar os alunos a:
– melhorar os níveis de conhecimento, esclarecendo dúvidas e orientando o trabalho escolar quotidiano.
– encontrar metodologias de trabalho e de organização do seu estudo.
Quanto melhor for o nosso conhecimento, quanto mais soubermos, mais opções teremos e melhor poderemos escolher.
Já passaram pelo apoio escolar uma vintena de associados voluntários e uma centena de alunos. Alguns alunos já terão acabado ou estão em vias de acabar a licenciatura. Na generalidade, terá sido uma experiência enriquecedora para todos.
Com o pequeno contributo de cada aluno para esta actividade temos podido apoiar a Fábrica no cumprimento dos seus compromissos financeiros.
Há ainda muito a fazer, nomeadamente, um esforço para que haja uma melhor articulação entre esta actividade e as restantes actividades da Fábrica, a utilização mais alargada das novas tecnologias e uma maior entreajuda entre os alunos.
Quer fazer-se Associado da Fábrica de Alternativas?
Agora é mais fácil fazer-se associado da Fábrica de Alternativas. Pode ser feito diretamente do nosso site bastando para isso carregar na imagem abaixo do “Quer ser associado?”, na coluna direita da página e preencher o formulário. Receberá a confirmação por email com o seu número e imagem do cartão de Associado.
Yoga
Agora às quartas-feiras das 7:30 às 8:30 horas.
Imposto o fim de algumas atividades da Fábrica de Alternativas
Fomos contactados pelo IGAC (Inspeção Geral das Atividades Culturais) que concluiu que algumas das nossas atividades, embora nunca tenhamos cobrado um bilhete ou pago um caché, podem ser incluídas na classificação de espetáculos e por isso exigem que a Fábrica se transforme num promotor de espetáculos. A Fábrica não possui estruturas materiais e humanas para poder cumprir com todos os requisitos exigidos e por isso teremos de deixar de realizar todas as atividades que se possam enquadrar nesse âmbito. A seu tempo daremos notícias de quias irão deixar de existir, mas também sabemos que outras irão nascer. Infelizmente até para o voluntariado e para o desejo de oferecer algo aos outros existem regras que, em vez de facilitar, criam obstáculos.
Cedência do Palco para ensaios de Bandas
Devido ao facto de não podermos realizar concertos no nosso espaço por, embora não cobrando bilhetes nem pagando caché. serem considerados espetáculos, a Fábrica de Alternativas abre o seu palco a bandas que aqui desejem realizar um ensaio. O horário disponível será aos Sábados após as 22 horas. A manifestação do interesse e inscrições deverão ser feitas para io email da Fábrica de Alternativas ou através do formulário existente AQUI
Reunião com o Presidente da CMO
Uma reunião em que as noticias não foram todas boas. As boas foram que obras na Escola Sofia de carvalho só se deverão iniciar em 2025, o que nos dá mais uma ano de atividades no espaço, as más, ou melhor, as péssimas é que teremos de abandonar o espaço sem nos ser oferecida qualquer alternativa. Um assunto para debater e procurar soluções entre todos os associados.
Parceria com o projeto Rizoma
A Fábrica de Alternativas, cumprindo com a sua vocação de apoiar atividades que sirvam a população da zona onde está inserida, assinou no dia 13 de Fevereiro de 2023 a sua intenção de parceria com o projeto Rizoma, do coletivo VerDe Perto, projeto candidato ao programa Arte pela Democracia, promovido pela DGArtes, para assinalar os 50 anos do 25 de Abril em 2024, parceria com os seguintes pressupostos:
– Articulação na composição do grupo de crianças/jovens e adultos. – Cedência de espaço para a realização das oficinas de artes.
– Disponibilidade em receber a apresentação final do projeto, aberto ao público.
– Divulgação digital das atividades que vierem a ser desenvolvidas no projeto.