Data / Hora
Date(s) - 11/01/2020
18:30 - 23:00
Localização
FÁBRICA DE ALTERNATIVAS
Categorias
Em Janeiro de 2019, a TROCA integrou a Campanha Europeia “Direitos para as pessoas, regras para as multinacionais! Vamos pôr fim ao ISDS!” que visa terminar com o sistema de justiça privada paralela estabelecido em vários acordos de comércio e investimento e também com a impunidade das empresas multinacionais quando violam os direitos humanos e se aproveitam das “lacunas de jurisdição”. Ou seja, a campanha propõe-se contribuir para tornar o comércio internacional mais justo e menos tóxico.
Definiu-se como primeiro passo a consciencialização da população em geral, visto a esmagadora maioria das pessoas desconhecer a existência de um sistema de justiça privada que se sobrepõe ao sistema de justiça dos estados e que padece de injustiças estruturais que conduzem a um favorecimento das empresas multinacionais com prejuízo do bem-comum. Este este sistema esvazia a Democracia, dificulta ou impossibilita uma luta efectiva contra as alterações climáticas ou outras ameaças ambientais, bem como muitas outras lutas da sociedade civil.
Convidamo-vos a virem conhecer um pouco mais sobre a campanha e a assistirem à inauguração de um ensaio fotográfico sobre o ISDS e os impactos do mesmo para os estados e para o ambiente. De seguida terá lugar uma conversa sobre o tema e por fim um jantar convívio.
Programa:
18:30 – Abertura da exposição “Tratados e comércio: Consequências e impactos para os povos e ambiente” e Conversa sobre a justiça paralela das multinacionais.
20:30 – Jantar convívio
Entrada livre
Custo do jantar: 4,50€ sujeito a reserva até às 20h de sexta-feira, dia 10 de Janeiro para o email: info@plataforma-troca.org, com o assunto: Jantar ““Tratados e comércio: Consequências e impactos para os povos e ambiente”